top of page

Mão na massa: Com biscoitos artesanais, casal alagoano aposta no empreendedorismo para complementar a renda

  • noticiasmare
  • 7 de jun.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 8 de jun.

Delícias da Marcita mistura receitas caseiras e dedicação para conquistar espaço no mercado local


Por Maria Clara Tenório


Cozinha caseira de Márcia e Henrique fica localizada em Maceió, no bairro da Pitanguinha, onde produzem seus biscoitos por conta própria. Foto: Maria Clara Tenório
Cozinha caseira de Márcia e Henrique fica localizada em Maceió, no bairro da Pitanguinha, onde produzem seus biscoitos por conta própria. Foto: Maria Clara Tenório

Em meio às incertezas do mercado de trabalho, empreender tem sido uma alternativa para muitas famílias que buscam estabilidade financeira. Foi nesse contexto que, em 2023, o casal alagoano Márcia Gomes, 45 anos, e Henrique Tenório, 48 anos, deu os primeiros passos na criação do Delícias da Marcita, pequeno negócio com foco na produção de biscoitos amanteigados artesanais. 


Márcia explica que o desejo de ter um dinheiro extra e o gosto pela cozinha se misturaram como os ingredientes de uma boa receita. “O Henrique é corretor de planos de saúde, e estávamos passando por um período difícil, com poucas vendas. Para complementar a

renda, começamos a vender os biscoitos que eu já fazia em casa para os lanches da família na mercearia do meu pai. Hoje, são nossa principal fonte de sustento”, conta. 


As receitas têm origem em uma memória afetiva da infância, quando a mãe de Márcia preparava os próprios salgadinhos caseiros. Para aprimorar essa herança familiar, o casal buscou capacitação por meio de um curso online e, a partir disso, iniciou uma série de testes até chegar aos ingredientes, sabores e texturas ideais para os seus produtos. 


Atualmente, o cardápio conta com 11 sabores, que vão dos biscoitos tradicionais, como Açúcar com Canela, Amanteigado no Açúcar, Chocolate, M&M’s, Gotas de Chocolate e Gotas de Goiabada, aos biscoitos gourmet, incluindo Churros, Nutella e Romeu e Julieta – este último sendo o maior sucesso entre os clientes. Ainda estão inclusas as opções salgadas de Cebola e Queijo. 


Além de serem feitas sob encomenda, via WhatsApp, as “delícias” também podem ser encontradas em cerca de 20 pontos de venda em Maceió, incluindo unidades do Posto Carango, Açougue Novo Boi, Festança e Folia Festas e Aleplast Festas & Confeitaria. Para mais informações, basta acompanhar no Instagram. 

Cardápio conta com 11 sabores, que vão dos biscoitos tradicionais aos gourmet e salgados. Foto: Reprodução/@deliciasdamarcita_
Cardápio conta com 11 sabores, que vão dos biscoitos tradicionais aos gourmet e salgados. Foto: Reprodução/@deliciasdamarcita_

Henrique revela que a conquista dos espaços é fruto de muito esforço. “Uso a minha experiência de 17 anos como corretor de planos de saúde a nosso favor. Já sabia como funcionava essa parte das vendas e, falando de comida, é importante dar ao cliente a oportunidade para provar o produto. Então, sempre que vamos a algum lugar, levamos um kit de degustação. Quem prova, sempre acaba encomendando. Costumo voltar para casa sem nada”, afirma. 


Mas é na cozinha caseira de Márcia e Henrique, no bairro da Pitanguinha, na capital alagoana, que a magia acontece. No momento, a produção dos biscoitos é completamente realizada pelo casal, que investe e organiza tudo por conta própria. 


“Produzimos de segunda a sexta-feira, começando às cinco da manhã e indo até às seis da tarde, na maioria dos dias. Além de fazermos os biscoitos, também realizamos grande parte das entregas no nosso próprio carro, já que eles são muito delicados e exigem cuidado no manuseio e transporte”, explica Márcia. 


Negócio de família 


Foi nas reuniões caseiras que costumam realizar que o nome Delícias da Marcita surgiu, uma referência ao apelido carinhoso que Márcia recebeu da família e dos amigos. Durante os encontros, fornadas de biscoito foram servidas e saboreadas antes mesmo de se tornarem um empreendimento, em atos de amor e afeto. 


Ela destaca a importância de poder contar com uma rede de apoio. “Eles foram os primeiros a nos incentivar e a experimentar os biscoitos. Lembro que a Marcelly, nossa prima, foi uma das primeiras a sugerir que a gente começasse a vender, porque achava os biscoitos deliciosos. Foi aí que a ideia entrou na nossa cabeça. Quando decidimos colocar para a frente, ela inclusive nos emprestou formas para assar”, relembra. 


Aos 15 anos, o filho único do casal, Pedro Henrique, também tem participação nos negócios – seja experimentando as fornadas ou ajudando nas vendas. “Às vezes levo algumas encomendas para a escola, porque meus amigos gostam muito dos biscoitos, e meus pais deixam eu ficar com o dinheiro. Tenho muito orgulho do sucesso deles e de vê-los felizes. A parte ruim de vender tanto é que não sobra para mim”, diz o adolescente, bem-humorado.


Pedro Henrique, filho do casal, é o “provador oficial” dos biscoitos dos pais. Foto: Maria Clara Tenório
Pedro Henrique, filho do casal, é o “provador oficial” dos biscoitos dos pais. Foto: Maria Clara Tenório

Além do sabor 


Mais do que fortalecer os laços familiares, o negócio também se transformou em uma terapia para Henrique, que enfrentava um quadro de ansiedade desenvolvido durante a pandemia do Covid-19. “Desde aquela época, ficou difícil trabalhar como corretor. A falta de vendas me deixava extremamente ansioso, a ponto de precisar tomar medicação. Mas começar a fazer os biscoitos foi o que me ajudou e, aos poucos, fui me sentindo melhor”, revela. 


Entre os desafios e as angústias enfrentadas nesses dois anos de negócio, o medo de não dar certo também esteve presente, de acordo com Márcia. “Tinham dias que acordávamos sem nenhuma encomenda. Ficávamos desanimados, mas aos poucos os pedidos iam chegando. O segredo é não desistir dos seus sonhos e tentar superar os obstáculos, mesmo se der vontade de parar”, aconselha. 


As conquistas, felizmente, compensam as adversidades. “Foi muito importante para nós quando conseguimos entregar biscoitos para alguns influenciadores daqui de Maceió. Eles

provaram, gostaram e acabaram postando nas suas redes sociais. Depois disso, muita gente veio nos seguir e conhecer o Delícias da Marcita”, afirma Henrique. 


Para o futuro, o objetivo é continuar expandindo os negócios. “Queremos aumentar a equipe, aprimorar nossa cozinha e conquistar ainda mais fregueses. Mais para a frente, o sonho é ter nosso próprio ponto de vendas, com uma cozinha para produção atrás e uma lojinha na frente”, pontua Márcia. 


“Além de tudo, queremos poder sustentar cada vez mais nossa família, poder dar ao nosso filho o que ele quiser. Não precisamos ficar ricos, mas queremos melhorar de vida, viver de forma confortável”, finaliza Henrique.



Comentários


bottom of page